Porque a Fibra Óptica é Importante

Entenda o Porque a Fibra Óptica é Importante

 

        Muito se fala sobre as qualidades, e até necessidades, em se ter uma boa rede de fibra óptica hoje em dia, mas, pra começar, você sabe o que é uma fibra óptica?

      Cabos de fibra óptica são cabos que contêm milhares de fibras ópticas em uma capa protetora isolada. As fibras ópticas são fios muito finos de vidro puro, que transmitem informações em forma de luz.

     Os cabos de fibra óptica revolucionaram o mundo da comunicação em rede desde seu início, há quase quatro décadas. Hoje, esses cabos quase obliteraram os métodos tradicionais de rede, que usam fios metálicos.

      Na era em que vivemos, a transferência de informação se transformou em uma necessidade de primeira grandeza.

      Em tempos de home-office, a comunicação e transferência de arquivos ‘da nuvem’ se popularizaram ainda mais, e muito do cotidiano empresarial está sendo resolvido via redes.

      Isso se aplica também em outras áreas de nosso dia-a-dia. Boa parte do entretenimento que consumimos hoje é online. Músicas, filmes, TV, jogos, tudo isso hoje é online.

      A demanda por dispositivos baseados em IP, como telefones VoIP, câmeras IP e unidades de videoconferência, por exemplo, também exigiram um aumento na largura de banda para suportar este tipo de comunicação.

      A fibra óptica pode suportar dispositivos que usam muita largura de banda sem nenhum problema. Além de ter diversas outras funções as quais veremos a seguir.

Motivos Pelos Quais a Fibra Óptica é Importante

      A fibra óptica é usada em diversas áreas, não apenas nas conexões de internet ou TV - as que mais ouvimos falar cotidianamente. Listamos abaixo algumas delas e qual a importância da fibra para seu pleno funcionamento.

  • Internet

A aplicação mais popular da fibra óptica. E o motivo é simples, por transmitirem abundância de dados em velocidades muito altas. Em comparação com os fios de cobre tradicionais, os cabos de fibra óptica são menos volumosos, mais leves, mais flexíveis e transportam mais dados.

  • Telefone

O antigo hábito de fazer ligações também se beneficia da fibra óptica. A ligação moderna fica clara e sem atrasos através destes cabos.

  • Redes de Computadores

Redes locais são mais rápidas com o uso de cabos de fibra ótica. A transferência de arquivos e informações ganham uma velocidade considerável.

  • Iluminação e Decorações

Cada vez mais usada na área de iluminação decorativa, a fibra óptica fornece uma solução fácil, econômica e atraente para este tipo de projeto.

  • Cirurgia e Odontologia

A comunicação óptica é uma parte importante dos métodos cirúrgicos não intrusivos, como a endoscopia, por exemplo. As fibras ópticas também são usadas em microscopia e pesquisas biomédicas.

  • TV a Cabo

O sinal da TV a cabo melhora muito com cabos de fibra óptica, principalmente em tvs de alta definição, pois elas demandam maior largura de banda e velocidade, o que a fibra óptica transfere com tranquilidade e custo menor do que os fios de cobre tradicionais.

  • Indústria automobilística

Nesta área, os cabos de fibra óptica são usados na iluminação - interior e exterior dos veículos - e nos recursos de segurança dos automóveis atuais, como controle de tração e airbags.

  • Aplicações militares e espaciais

Com o alto nível de segurança de dados exigido em aplicações militares e aeroespaciais, os cabos de fibra ótica oferecem a solução ideal para transmissão de dados nessas áreas.

  • Inspeções Mecânicas

Para inspeção de locais de difícil acesso - tipo uma inspeção de tubos para encanadores - os cabos de fibra óptica também são amplamente utilizados.

      Com estas informações fica mais claro compreender os motivos pelos quais a fibra óptica tem um custo e instalação mais alto do que o cabeamento tradicional de cobre. Mas também a entrega e o resultado são claramente superiores.

      É importante lembrar também que a fibra óptica é uma opção de comunicação super segura, com compatibilidade eletromagnética, velocidade superior e atinge tranquilamente longas distâncias - áreas onde o cabeamento em cobre deixa a desejar quando entra em comparação.

      Para quem quiser saber um pouco mais sobre como funciona a fibra óptica, sugerimos este video de quatro minutinhos do ABC do Saber, que mostra de forma prática como a fibra funciona.

 

 

Aqui na UNICASERVtemos todos os acessórios e cabos para a construção de sua rede em fibra óptica. Confira nossa loja virtual ou nos faça uma visita em Santos/SP, na Rua Santos Dumont, 148, no bairro do Estuário.