Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

Atenuadores Ópticos

Comparar Produto

Atenuadores de fibras ópticas são dispositivos passivos utilizados para reduzir o nível de potência de um sinal óptico. O excesso de sinal luminoso pode saturar os receptores ópticos e degradar a taxa de Bit Error (BER). Para atingir a melhor taxa de BER a potência do sinal luminoso precisa ser controlada e a melhor forma de fazer isto é utilizando um atenuador de fibra óptica. Normalmente os atenuadores de fibras ópticas são utilizados em aplicações de fibra monomodo para evitar a saturação de sinal em equipamentos ópticos.
Os atenuadores de fibras ópticas reduzem a potência do sinal de maneira similar a um óculos de sol, ou seja absorvendo a luz extra.
Estes componentes são normalmente utilizados em duas situações:
Instalados de forma permanente em links de fibra óptica, de forma a ajustar os sinais entre os equipamentos de transmissão e recepção.
Em testes de fibras ópticas. Neste caso os atenuadores são utilizados temporariamente para realizar a calibração de sistemas de fibras ópticas, pois possuem níveis de atenuação fixos.
Os atenuadores de fibras ópticas fixos são projetados para possuir um nível de atenuação constante e expresso em dB, como por exemplo 1dB, 5dB, 10dB, etc. Eles podem ser do tipo "in line" ou do tipo "conector". Os modelos de atenuador de fibra óptica tipo conector possuem o formato similar aos conectores de fibras ópticas utilizados nas extremidades dos cordões ópticos, mas possuem uma extremidade macho e o lado oposto com a conectorização tipo fêmea. Eles podem ser do tipo FC, ST, SC ou LC e as aplicações incluem redes de telecomunicações, testes de fibras ópticas, redes locais, sistemas de TV a cabo (CATV) e aplicações de Rede PON (Redes ópticas Passivas) como o FTTH (Fiber to the Home).
Também existem atenuadores ópticos variáveis, que geralmente utilizam um sistema de filtro variável.